Google
 

15 maio 2007

Internet ajuda preguiçoso a se exercitar

Estudo mostra que incentivo na web tem mesma eficácia que contato pessoal.
Para pesquisadora, milhões de pessoas poderiam ser atingidas pela internet.

A internet pode ser uma ferramenta eficiente para ajudar adultos sedentários a se movimentar, de acordo com um novo estudo. Pesquisadores do Hospital Mirian e da Escola de Medicina de Warren Alpert da Universidade de Brown, nos EUA, identificaram que os programas de intervenção para levar as pessoas a se exercitarem são tão efetivos através da web quanto com ferramentas tradicionais.

“Métodos sem contato visual, como e-mails e sites, podem reduzir potenciais barreiras”, explica Bess Marcus, professora da Universidade de Brown e líder do projeto. A equipe resolveu estudar a efetividade destes canais, baseados na web, por causa de seu potencial de acesso a grandes populações com custo mínimo. Apesar disso, há problemas como a falta de resposta e interatividade instantâneas.

Os pesquisadores estudaram 249 adultos saudáveis e sedentários que eram levados a uma das três intervenções: internet personalizada, internet padrão e folhetos personalizados. O primeiro grupo fez um cadastro em um site feito pelos pesquisadores, que incluía materiais educacionais, dicas e projetos. Eles completavam suas atividades on-line, recebiam questionários e e tinham respostas imediatas de seus questionamentos.

O grupo dos folhetos recebeu o mesmo material, mas impresso. Já o grupo 'internet padrão' acessou links de sites já existentes sobre atividades físicas e também teve que completar questionários, mas não recebia resposta imediata. Depois de seis meses, o primeiro grupo reportou 120 minutos de atividade física por semana, o dos impressos 112,5 minutos e o grupo padrão da internet 90 minutos.

“Em 2006, 147 milhões de adultos eram usuários de internet. Estando on-line, eles podem ser incentivados ao exercício com intervenções via web”, explica Bess.

Baixatudo: kit "Adote um estilo de vida mais saudável" traz softwares que ajudam a calcular o IMC, a dieta e até os exercícios apropriados.

Nenhum comentário: